Há pagamentos que você faz que podem constar no seu histórico financeiro e podem ajudar no seu score, se realizados em dia.

Uma das dicas para quem quer tentar melhorar o Serasa Score é abrir seu Cadastro Positivo. Com ele, você será avaliado não apenas por eventuais anotações negativas no seu CPF, mas também pelas contas pagas. Ou seja, o seu histórico de pontualidade no pagamento dos seus compromissos também conta no cálculo da sua pontuação se você abrir o seu Cadastro Positivo.

Veja outras dicas que podem ajudar a aumentar o seu Serasa Score

contas no cadastro positivo - serasa ensina
Mas como saber quais contas estão no Cadastro Positivo e ter certeza de que elas estão sendo consideradas?

A partir do momento em que você autorizar a abertura do seu Cadastro Positivo, as empresas com quem você mantém relacionamento, como os bancos, a concessionária de energia ou a companhia de telefone fixo, devem enviar suas informações às empresas de bancos de dados que mantém o Cadastro Positivo, como a Serasa Experian.

 

Minhas contas estão no Cadastro Positivo?

Pela internet

Uma das formas de consultar se os seus pagamentos estão sendo considerados é por meio da internet. No site do Cadastro Positivo, você pode fazer a consulta das suas informações. Mas neste caso, você vai precisar do Certificado Digital.

 

Nos pontos de atendimento da Serasa Experian

Caso tenha aberto o Cadastro Positivo na Serasa Experian, outra opção é comparecer em um dos seus pontos de atendimento e pedir a consulta para um dos nossos atendentes. Você vai precisar apresentar um documento oficial com foto e os números do seu RG e CPF.

Confira os endereços dos pontos de atendimento da Serasa

 

Por carta

Se você não tem o Certificado Digital e não tem como ir até um ponto de atendimento Serasa Experian, pode solicitar suas informações pelos Correios. Você terá de preencher e assinar a Solicitação de Consulta às Informações Positivas disponível na internet. Depois deverá enviar a solicitação com firma reconhecida e a cópia autenticada do RG e CPF para o endereço abaixo:

Serasa Experian – Cadastro Positivo

Avenida Doutor Heitor José Reali, 360

Distrito Industrial Miguel Abdelnur

CEP 13571-385 – São Carlos – SP

 

Por telefone

Se você só quer saber se a empresa com quem você tem relacionamento está no Cadastro Positivo da Serasa Experian, pode confirmar pelo telefone 0800-776-6606. Neste caso, não serão fornecidas as suas informações, você apenas poderá conferir se o seu banco ou concessionária é parceiro do Cadastro Positivo.

 

Quais contas podem estar no Cadastro Positivo?

  • Água;
  • Gás;
  • Telefone fixo;
  • TV a cabo ou internet fixa;
  • Luz;
  • Cartão de crédito;
  • Financiamentos;
  • Cheque especial e rotativo;
  • Consórcio;
  • Dentre outros.

Os dados de telefonia celular pós-pago não entram no Cadastro Positivo.

 

E se as contas não aparecem no Cadastro Positivo?

Caso você tenha checado e as contas que estão no seu nome não aparecem no Cadastro Positivo na Serasa Experian, será preciso falar com a empresa credora. O melhor caminho é o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) do banco, da concessionária ou da companhia de telefone.

Outra forma de cobrar que os seus pagamentos sejam considerados pelo Cadastro Positivo é apresentar uma reclamação para os órgãos reguladores. Se o seu banco não estiver enviando os dados, você pode entrar em contato com o Banco Central.

Se for a companhia de telefone ou a TV a cabo, o contato deverá ser feito com a Anatel. Já para as contas de luz, você deve ligar para a Aneel.

Agora que você já sabe conferir quais contas estão no Cadastro Positivo, que tal abrir o seu gratuitamente?

Abra o seu Cadastro Positivo grátis