A maioria dos adultos no Brasil possui uma conta em algum banco.

Em geral, são contas correntes que os consumidores usam para receber o salário e fazer pagamentos. Você sabia que existe um outro tipo de conta, que você pode só guardar dinheiro?

É a conta poupança! A famosa caderneta é o investimento mais popular e tradicional do Brasil, porque é simples e tem o risco bem baixo.

 

Mas o que é a conta poupança?

conta poupança - serasa ensinaA conta poupança é a caderneta. Ela é regulada pelo Banco Central, que define quanto o consumidor receberá pelo dinheiro que guardado na poupança, por exemplo.

Como ela foi criada para poupar o dinheiro, não para movimentar, não se pode receber o salário nesse tipo de conta. A movimentação permitida é a mais básica: 2 saques, 2 transferências e 2 extratos por mês.

 

Como abrir conta poupança?

Para abrir, você não precisa ter nenhuma outra conta no banco. E será necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de residência;

Você não precisa comprovar renda para abrir uma conta poupança, e também não é preciso pagar nenhuma taxa de abertura.

Por não ter tantas exigências, é possível abrir uma conta poupança para uma criança ou um adolescente menor de idade. Nestes casos, a mãe, o pai ou o responsável legal deverá acompanhar o jovem no momento da abertura.

 

Tem taxas?

Não! Os bancos são proibidos de cobrar qualquer taxa ou tarifa dos clientes que possuem apenas a conta poupança. Portanto, fique atento! Não pode haver cobrança para abrir nem para a manutenção da conta poupança.

Conheça os direitos de quem está devendo

 

Estou negativado. Posso abrir conta poupança?

conta poupança 2 - serasa ensinaÉ possível ter conta poupança mesmo se estiver negativado. No entanto, os bancos não são obrigados a abrir ou manter a conta poupança para todos os clientes.

Então, eventualmente um banco pode se recusar a abrir a conta poupança, mesmo que você tenha o nome limpo. Por outro lado, você pode buscar pelo banco mais próximo ou mais conveniente para você.

Consulte grátis o seu nome

 

A poupança rende quanto?

A caderneta tem duas regras de rendimento, ou seja, de quanto o consumidor vai ganhar por deixar o dinheiro guardado.

  • Em geral, a poupança rende 0,5% ao mês (6,17% a.a.), mais a variação da TR (taxa referencial);
  • No entanto, quando a taxa básica de juros (Selic) ficar igual ou menor do que 8,5% ao ano, a poupança vai render o equivalente a 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, somado à TR.

Conta poupança 3 - serasa ensinaIsso quer dizer que, se a taxa básica ficar em 8,5%, por exemplo, a remuneração mensal da poupança será de 0,48% ao mês mais a TR.

Outro ponto importante sobre a poupança é a data de aniversário, que é o dia em que o dinheiro vai render. Ela é o dia em que você fez o depósito do dinheiro. A cada mês, naquele dia, o dinheiro terá o rendimento. Se você movimentar o dinheiro antes, não terá a rentabilidade no mês.

 

Qual o risco da conta poupança?

Se o banco em que você possui a conta poupança falir, o governo vai te reembolsar o valor de até R$ 60 mil. A quantidade exata vai depender de quanto dinheiro você tinha na caderneta quando aconteceu a falência. Mas se você tiver mais de R$ 60 mil, só receberá o limite, não o tanto que você tinha.

 

E se eu quiser encerrar a conta?

Para encerrar a sua conta poupança, basta retirar todo o valor acumulado e informar o encerramento para a agência. Também é recomendado pedir um recibo de encerramento, por mais que não existam taxas de manutenção.

Agora que você já sabe o que é e como funciona a conta poupança, veja qual é a melhor conta para o seu bolso.