Muitas pessoas perderam o emprego nos últimos anos e sentiram o dinheiro ficar ainda mais curto do que o mês. As famílias precisaram fazer escolhas de quais contas pagar e, por isso, o número de brasileiros endividados subiu.

De acordo com a Serasa Experian, mais de 61 milhões de brasileiros possuem alguma dívida. O número é um recorde histórico. A crise econômica e o desemprego são os principais motivos para o aumento da inadimplência.

A decisão de incluir o nome do consumidor na Serasa é feita pela empresa que não recebeu o pagamento da conta. E é ela que tira o nome do cliente da lista, após o pagamento da dívida.
Fazendo as contas

 

Mas quais são as consequências de ter o nome sujo na Serasa?

Normalmente, as empresas tentam negociar com o cliente antes de incluir o nome dele na Serasa. Elas dão um prazo para que a conta seja paga. Só após esse prazo o nome do consumidor é enviado para o cadastro de inadimplentes.

Conheça os direitos de quem está devendo

 

Dificuldade de conseguir um crediário

A principal efeito de ficar com o nome sujo é aumentar a dificuldade em ter o crédito aprovado. Isso inclui aquele crediário na loja, e o cartão de crédito que você pediu e é sempre negado. Mas também prejudica a aprovação de financiamentos e empréstimos.

 

Seu Serasa Score pode cair

O nome negativo também prejudica no seu Serasa Score. A pontuação é bastante afetada para os consumidores que estão com o nome sujo. Se você está nessa situação, a dica é negociar a dívida o quanto antes, para que o seu score possa subir novamente.

 

Outras opções de crédito podem ser suspensas

Além de ter dificuldade em conseguir novos créditos, os bancos podem cancelar o cheque especial e suspender a entrega de talão de cheques. Isso vai dificultar ainda mais as suas opções de levantar dinheiro para quitar a dívida.

 

Como saber se meu nome está sujo?

Para saber se existe alguma dívida no seu nome, você terá que consultar o seu CPF. O jeito mais prático e fácil de fazer isso é pelo site do Serasa Consumidor. O melhor de tudo, é grátis. Você pode consultar o seu nome quantas vezes precisar e é de graça.

Consulte grátis seu CPF

 

Como limpar o meu nome na Serasa?

Se você descobriu que tem uma dívida, o caminho é procurar o credor e negociar. Essa é a única forma de limpar o seu nome. Para ajudar quem está neste processo existe o Serasa Limpa Nome. Por meio da internet, você pode entrar e contato com o seu credor, negociar e pagar o boleto do acordo. Ao todo, o Limpa Nome já ajudou consumidores a negociar mais de 3 milhões de dívidas.

Limpe seu nome agora

 

Mas a dívida não desaparece depois de 5 anos?

Não! Mesmo que a dívida ultrapasse 5 anos e saia do cadastro da Serasa, o débito não some. O seu credor ainda ficará com o valor pendente de pagamento. Por isso, o melhor caminho é quitar a dívida o quanto antes, limpar seu nome e deixar a lista de inadimplentes da Serasa.