Alguém já te falou que consultar o seu score de crédito é difícil ou burocrático? Esse é um dos mitos que estão relacionados à pontuação dos consumidores. Na realidade, a consulta é fácil, simples, pode ser feita pela internet e, o melhor, é grátis.

Conheça mais a respeito da pontuação de crédito e veja 10 mitos e verdades sobre o Serasa Score. Com isso, você vai saber como aumentar os seus pontos e conseguir mais fácil aquele cartão ou um empréstimo.
mitos e verdades sobre o serasa score serasa ensina

 

Consulte seu Score agora!

 

1 – Colocar CPF na nota fiscal aumenta a pontuação

Mito! A inclusão do CPF na nota fiscal não faz parte das informações que são usadas para o cálculo do seu Serasa Score. Assim, colocar ou não o CPF na nota não afeta sua pontuação.

 

2 – Consigo financiamento com score baixo

Verdade! É difícil, mas é possível. Claro que melhorar seu score pode ajudá-lo a obter crédito no mercado. No entanto, a decisão de conceder o crédito é sempre da empresa para quem você pediu.

A Serasa não interfere nessa decisão, pois cada empresa tem seus próprios critérios e políticas para fazer negócios. Além disso, as empresas também podem usar outras informações, como o bom relacionamento com elas, na análise de crédito.

 

3 – O score aumenta logo após pagar a dívida

Mito! O pagamento e a regularização das dívidas aumentam a sua pontuação, mas leva um tempo para que o score suba. Não tem fórmula mágica para aumentar o Serasa Score rápido.

Por isso, o quanto antes você quitar as suas contas e limpar o seu nome, melhor para a sua pontuação. Se alguém diz que tem uma forma de mudar a pontuação instantaneamente, CUIDADO. Isso é um golpe.

Consulte seu CPF grátis

 

4 – Consultar o score é grátis

Verdade! Com um cadastro simples, você confere seu score sem sair de casa, quando quiser e, o melhor, sem pagar nada.

 

5 – O score pega todo meu histórico financeiro

Mito! De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as dívidas prescrevem cinco anos após a data de vencimento. E o nome do consumidor não pode permanecer em cadastros de inadimplentes por período superior à prescrição.

Por isso, os débitos com mais de 5 anos não são considerados no cálculo do Serasa Score.

 

6 – O Serasa Score é uma ferramenta reconhecida

Verdade! A pontuação de crédito é utilizada há mais de 100 anos em diversos países em todo o mundo.

O Serasa Score usa informações claras, objetivas, verdadeiras e relevantes para a análise de risco de crédito. Ele tornou a informação sobre a pontuação acessível para cada consumidor.

Assim, a tendência é que o consumidor se beneficie com a oferta mais justa de juros para os empréstimos e financiamentos.

 

7 – O Serasa Score só usa dados negativos

Mito! O seu Serasa Score utiliza informações cadastrais, negativas, positivas (desde que você tenha o cadastro positivo aberto na Serasa) e comportamentais em relação à solicitação de crédito disponíveis na base de dados da Serasa no momento da consulta.

 

8 – A minha pontuação não está aberta para qualquer pessoa

Verdade! O score é um serviço oferecido pela Serasa para o conhecimento do próprio consumidor e para auxiliar empresas na análise de crédito e tomada de decisão sobre negócios. Outros consumidores não têm acesso ao seu score.

 

9 – Só há uma maneira de se calcular o score

Mito! O Serasa Score é apenas uma forma de se calcular a pontuação de crédito. Outros birôs têm maneiras diferentes de pontuar o consumidor.

Além disso, as informações que são usadas em cada birô podem ser diferentes. Quanto mais atualizadas estiverem as suas informações na Serasa, melhor para o seu score.

 

10 – Ter renda maior aumenta o score

Mito! O salário não afeta a pontuação no Serasa Score. O importante para o seu score são os seus hábitos financeiros, pagar as contas em dia e evitar o endividamento.

 

Bônus: uma importante verdade sobre o score

Quase metade dos consumidores que consultaram o Serasa Score em abril aumentaram a pontuação no mês seguinte. Isso aconteceu porque, ao checar a pontuação, eles tomaram medidas para melhorar o score. Veja como você pode aumentar os seus pontos.

Consulte seu Score agora!