Muitas vezes, quando vamos fechar negócio com alguém, precisamos consultar o CPF da pessoa para ter mais segurança. Mas e quando você não tem o número do CPF em mãos. É possível fazer a consulta pelo nome, sem os números?

Antes de responder essa pergunta, conheça mais sobre esse documento e os caminhos para consultar um CPF.
consultar cpf pelo nome 1 - serasa ensina

O que é o CPF?

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento de registro dos brasileiros que é mantido pela Receita Federal. Ele tem 11 dígitos, que só mudam por decisão judicial. Quando você se inscreve, recebe os números que serão os seus durante toda a vida.

 

Para que serve este documento?

Um dos principais usos do CPF é para a declaração de Imposto de Renda. Mas ele também é fundamental para prestar concurso público e se matricular em universidade por exemplo.

Além disso, sem ele você não consegue abrir conta em banco nem fazer compras ou pedir um cartão de crédito.

 

É possível consultar o CPF pelo nome?

consultar cpf pelo nome 2 - serasa ensinaPor questão de segurança, só há duas formas de consultar o CPF pelo nome completo da pessoa:

Empresas que possuem convênio com birôs de crédito podem realizar essa pesquisa, mas não podem repassar para consumidores. O levantamento é exclusivo para que essas empresas façam a análise de crédito.

Um consumidor só pode fazer a consulta de outro se for o representante legal, judicial ou procurador dessa pessoa. E para isso, terá que ir a uma agência da Receita Federal. Não dá para fazer pela internet.

 

Como consultar o CPF pela internet?

Se você tiver os números do CPF, você consegue confirmar a informação no site da Receita Federal sem pagar nada. Mas será preciso ter também a data de nascimento do titular do CPF.

Além disso, no site do SerasaConsumidor é possível consultar apenas o seu próprio CPF. Nele você também pode checar o seu Serasa Score e se existem dívidas no seu nome.

Consulte grátis o seu CPF

Mas se você precisa consultar a saúde financeira de outra pessoa, é possível fazer isso nos Correios, com o VocêConsulta Pessoas. O serviço permite que você fique sabendo sobre dívidas, cheques sem fundo e outras restrições que a pessoa tenha. Para isso, você precisará dos números do CPF que será consultado e dos seus documentos.