Aproveite os descontos, mas cuidado com os golpes

Muita gente quer aproveitar os descontos da Black Friday até mesmo para antecipar as compras de Natal. Mas é preciso ficar atento para não cair em ciladas. Neste ano (só de janeiro a setembro), aconteceram mais de 1,4 milhão de tentativas de fraude.

Isso representa uma tentativa de fraude a cada 16 segundos.

 

5 Dicas para não cair em cilada na Black Friday

 

1 – Lista do Procon-SP

O Procon de SP possui uma lista de lojas virtuais que você deve evitar. Essa sugestão acontece porque consumidores fizeram reclamações contra elas, mas as lojas não responderam para o Procon-SP.

Se você não quer ter dor de cabeça com elas, o primeiro passo é verificar se a loja que você encontrou está nessa lista.

 

2 – Pesquise antes de fazer a compra

Outra dica é fazer buscas nas redes sociais, no Reclame Aqui e no Consumidor.gov. Dessa forma, você avalia as reclamações que as lojas receberam em outros períodos de promoção como na Black Friday.

 

3 – Cuidado nunca é demais

Desconfie de promoções muito vantajosas! Se você viu algum anúncio ou link de desconto incrível, confira no site da empresa se ele é real.

 

4 – Não clique em links e sites desconhecidos

Para não cair em golpes, não clique em links ou sites desconhecidos. Eles podem conter vírus que vão trazer mais problemas depois. Pode ser o roubo de senhas, de dados pessoais ou até mesmo de dinheiro.

 

5 – Mantenha o antivírus atualizado

Seja usando o computador ou o celular, proteja o seu aparelho mantendo o sistema operacional e o antivírus sempre atualizados.

 

Proteja também o seu nome

O Serasa Antifraude também estará em promoção nesta Black Friday. Quem assinar o plano anual, terá desconto de 50%. De 21 a 24 de novembro o valor passará de R$ 99,90 para R$ 49,90.

Aproveite e monitore o seu CPF o ano todo!